sábado, 28 de fevereiro de 2015

Caminhadas em fevereiro

Registrar a quilometragem caminhada em fevereiro inicialmente rolou uma decepção, mais de três vezes a menos, não fiquei confiante em começar a correr, o pé sarou mas teve outra bolha em uma das tentativas de reinicio, a balança desceu mais lentamente.
Pronto ficou todos os pontos negativos no primeiro parágrafo, agora faço a lista dos ganhos neste mês de atividade física. Como disse antes percebi o corpo respondendo bem as caminhadas dadas na semana passada, não sentir a perna doer em uma subida é algo muito bom. O joelho também não reclamou. O bacana de ter ficado muito abaixo do mês anterior é que já tenho um objetivo para este novo mês que é no mínimo igualar a marca de janeiro.
Vou seguir a dica do Marcos e criar pequenas metas para este mês, metas semanais, quinzenal e mensal. Por enquanto vai ser um exercício particular, publicarei as metas atingidas mas não as que falhar. É um jogo novo, tenho que ver se aguento o tranco.

Bem fevereiro vai embora com a certeza que o próximo tem de ser muito melhor e será.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Semana 9 (consulta, atividade física e cãopanheira)

Esta semana começou com a consulta a endocrino e o sentimento de ter profissionais no mínimo dedicados para acompanhar o meu progresso e corrigir possíveis problemas.
A balança tem ficado lenta, mas também não retomei a atividade física com gás total, percebi como é perigoso essas paradas repentinas, mesmo assim a balança desceu de 137,7 para 137,4.
O que fica de positivo é a confirmação de melhoras na parte física, o condicionamento esta melhorando e muito, ainda não comecei a correr, mas o ritmo tem aumentado e as dores nas pernas que pareciam queimar, hoje praticamente não existe. Ontem em uma caminhada teste, para ver se tinha resolvido a questão de bolhas no calcanhar, vi que nas subidas eu aumento o ritmo ao invés de diminuir, pratica comum antigamente, na verdade tinha um medo danado de subidas, pois perdia o fôlego em qualquer que fosse o tamanho da subida.
Ainda na questão de atividade física, confirmo o que alguns amigos aqui também já tinha comprovado e compartilhado comigo. A alimentação é fundamental e atividade física é o acelerador. Então vamos ai acelerar, pois querendo ou não o nome do projeto é Procurando Ritmo, Perdendo Peso. Não posso diminuir e nem perder o ritmo, pega mal.
Por último tenho revisitado a historia da minha cãopanheira para fazer um post sobre ela, caramba são apenas 5 anos mais muita história viu, a chegada dela, a doença, os apelidos que ganhou, vou ter que fazer um resumão, mas entre semana que vem ou a outra vou compartilhar com vocês.
Por enquanto fiquem com uma foto dela ainda pequena.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Consulta com endocrinologista. Medo!!!!!!!!!

Consulta com endocrinologista, expectativa era grande, pois não tive muita sorte com os médicos desta especialidade. Confesso que até tinha perdido a simpatia por esses profissionais, simpatia não perdi foi a paciência, mas  ai vi que o erro não é de quem segue a área e sim de alguns profissionais e o meu azar de nunca ter achado médicos interessados em ajudar que tem esta doença chamada obesidade.
Bom, hoje conheci a Dra. Mônica, os outros profissionais nem dava tempo de memorizar o nome, muito menos chamar de doutores. Não vou elogiar o profissionalismo dela, pois ela apenas fez o que tinha de ser feito. E o que deve ser feito? Demonstrar interesse pelo ser humano que está a sua frente, apontar caminhos, confirmar acertos, alertar sobre escolhas erradas e principalmente "dialogar" em busca de todas as informações que possa ajudar no tratamento, já que o tratamento para obesidade tem em seu maior obstáculo um fator chamado paciente.
Vocês acreditam que a doutora se interessou até pelo blog, falou que ia dar uma passadinha por aqui depois. Isso sim foi de tirar o chapéu, não pela visita e sim pelo interesse maior do que as fronteiras do consultório e números dados pelos exames e balanças. Agora é a hora de dizer pra essa profissional que eu tiro o chapéu, faço reverência e agradeço.
Hoje posso dizer que estou sendo acompanhado por profissionais da saúde, eles não vão fazer milagres, mas guiaram os meus passos nessa batalha ferrenha. A palavra que posso destacar na consulta de hoje foi "correção". Corrigir quando estacionar, quando desanimar, corrigir quando parecer não está dando certo, corrigir dentro das possibilidades saudáveis em busca do objetivo. Aceitarei toda e qualquer correção de quem demonstrar respeito pelo meu problema e mais respeito ainda pela solução que está sendo encaminhada.
Hoje encerro o dia satisfeito com a consulta e também com a confirmação de que estou em um caminho bacana. Realmente está sendo um aprendizado grande, perdendo peso e ganhando conhecimento. Tenho que agradecer também a todos que aqui aparecem para dar o seu ponto de vista e trocar experiências comigo.
Vamos juntos, vamos sempre!

Fiquem com a aula de aeróbica da Vovó Lole de apenas 98 anos.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Pular corda?

Ontem peguei minha corda e levei para o quintal, mas não tinha a intenção de usá-la, não tenho usado ela. Mas quando estava lá nos 167 quilos eu a fiz com o intuito de usar. A primeira tentativa foi de apenas 3 saltos, o total de saltos daquela tentativa foram 15, mas a sensação era de ter corrido a maratona, cai no sofá e demorei um tempo para me recuperar. Naquele tempo lembro de ter ficado feliz quando quase morrendo dei 15 saltos seguidos, mas depois deixei de lado com medo da carga no joelho.
Ontem ao pegar a corda uma menininha perguntou se eu sabia pular corda, eu disse que sim, mas não iria pular, ela não acreditou, mas ai me senti no dever de mostrar que sim eu posso, não para provar para menininha de apenas seis anos de idade, mas para provar que estava avançando na minha caminhada e pular corda é realmente um grande desafio e um ótimo aliado. Claro que com os cuidados principalmente pelo meu peso elevado e os riscos de machucar meu joelho.
Mesmo assim fui lá e pulei e de cara foram 30 saltos. Tá pode parecer um número baixo, insignificante, mas entra na questão das pequenas conquistas e essa se encaixa muito no quadro de pequenas conquistas.

Cada pequena conquista um selo

Então fiz o selo para este novo passo que darei nos próximos dias, já fazia parte do meu projeto, projeto esse que contarei mais pra frente, mas agora percebi que poderei acelerar este processo e parte do projeto. Estarei fazendo eu mesmo os selos das minhas conquistas, eu vi alguns selos nos blogs, mas pensei por que não eu fazer os selos das minhas micro conquistas e colocar, então comecei com o do Lost30 simbolizando esta marca de 30 quilos eliminados e também fiz o Tirando da gaveta, a alegria foi grande também.
Agora vou sempre expor meus selos na barra lateral do meu blog, vamos dizer que é mais uma coisa lúdica para amenizar a pressão da batalha. Bora selar o mundo galera.

Musica do post

Já que fui desafiado por uma criança segue ai o som para este post

Chatices? Talvez.

As vezes eu me cobro para não ser monotemático com as pessoas. E também tento deixar claro que a minha alimentação é a minha opção e a minha necessidade de mudar.
O artigo publicado no Catraca Livre, traz alguns pontos que as vezes não percebemos e talvez para quem no momento não está se preocupando muito com este assunto realmente parece ser muito chato. Analisei e encarei este artigo como quem estaria de fora dessa necessidade ou não quer mesmo pensar na saúde naquele momento. É um artigo de leitura e reflexão particular mais ao mesmo tempo interessante ver que os erros "teoricamente" cometidos tem a ver com o exagero de exposição e julgamentos sociais que vivemos hoje. Já nesse grupo aberto criado espontaneamente por pessoas que querem cuidar seja do corpo, da saúde ou da própria vida é ótimo a troca de conhecimento com pessoas que tem o mesmo interesse. Esta troca que tenho com vocês neste espaço é ótimo e não abro mão.
Mas vale muito a leitura e a reflexão.
6 chatices que cometemos quando buscamos uma vida saudável
Depois digam o que acharam também.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Recaminhando e uma marca histórica

"Recaminhando"

Bom dia a todos que me acompanham.
Ontem fui caminhar pela primeira vez depois de ter machucado o pé. Foram 5km para iniciar e o melhor de tudo é que no final tinha vontade de um pouco mais, as pernas não reclamaram mesmo com o ritmo acelerado, os joelhos se comportaram muito bem e a Lana minha companheira ficou muito feliz por dar uma passeio mais longo, pois antes dava uma volta na praça perto de casa só para não enferrujar, mas era somente uns 500 metros e sentia que quando voltava rolava um questionamento da parte dela do tipo "Pô cara só isso, sacanagem!"
Fiquei feliz com a volta, com a reposta do corpo e com o condicionamento já conquistado.
Este mês vou ficar longe dos números do mês passado, mas a retomada foi importante para lembrar como preciso caminhar, não só para perder peso, mas para colocar as coisas em ordem na minha cabeça e ao caminhar parece que é o momento também de desfragmentar a cabeça, reunir os bloquinhos de pensamento soltos e juntá-los em um ou dois objetos imediatos, engavetar os pensamentos futuros e jogar foras aqueles bad pensamentos que só atrapalham e não leva a lugar nenhum em momentos de mudanças.

Marca histórica

A marca histórica hoje veio da balança, alguns de vocês sabem que o meu peso inicial de quando comecei a correr atrás da perda do peso era de 167,7. Era uma época em que dois passos valia como quilômetros caminhados hoje, levantar da cama tinha que respirar fundo e fazer um esforço enorme, sem contar as coisas do dia-a-dia que fazemos automaticamente e eu tinha caimbras, falta de elasticidade total, ficava ofegante com qualquer ação, qualquer mesmo. Costumo dizer que este era os 6 palmos e meio para minha sepultura, faltava pouco, muito pouco para desistir.
Lembro as vezes que alguma coisa caia no chão e tinha que pegar, respirava fundo e dava um mergulho forte até o chão, uma ação calculada, pois muitas vezes perdia a visão do objeto que tinha que pegar, ou quando estava acompanhado e fingia não ter percebido que tinha caído para a outra pessoa pegar, passava vergonha quando a pessoa falava "caiu" e na minha cabeça eu me preparava para o mergulho mortal e quando dava errado tinha que mergulhar de novo esticando o braço ao máximo para alcançar o chão. Parece bobagem mais essas limitações marca e marca forte principalmente quando você passa a fazer sem dificuldades essas coisas.
E hoje ao me pesar a balança me devolveu o presente da marca de 137,7. São menos 30 quilos, posso dizer que este é um daqueles micros momentos de felicidade, como tantos outros que temos sim que comemorar, pois não é fácil essa brincadeira, não é fácil esta batalha, e cada conquista merece ser marcada, mesmo que em uma festa interna, mas tem que ser marcada.

Agradecimentos

Queria agradecer a todo mundo que deu aquela força, diminui as postagens e já recebi comentários querendo saber se estava tudo bem, para continuar a postar, foi momentos para ter certeza que não estava sozinho nessa, que tenho um grupo forte que está comigo e não vai deixar eu desistir tão fácil assim.
Obrigado pelo carinho do fundo desse coração que tem se exercitado bastante para pulsar só alegrias.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Semana 8

Fala galera lutadora.
Estes últimos dias está meio difícil de escrever, de fazer atividades físicas, mas tenho mantido a dieta. Considero isso como um ponto positivo. Ter um ponto positivo também é um dos pontos que me fez diminuir os posts. Busco pontos positivos, acho que todos tem aqueles momentos que parece estar cercado de pontos negativos, mas já estou saindo dessa. Busquei a reflexão para achar o caminho.
Então vamos aos pontos positivos são eles que nos interessa.
A manutenção da dieta a balança continua lentamente fazendo seu caminho de volta.
Aumentei também para 3 litros a ingestão de água. Sempre foi um problema beber água, por esquecimento mesmo, mas segui a orientação da nutricionista e tenho sempre uma garrafa ao meu lado.

Sal Ligth 

Uma dúvida, substitui o sal comum pelo ligth, mas ainda não acostumei com o sabor dele, a adaptação do paladar é uma coisa que sempre penso ao inserir um novo alimento, mas como não sou sozinho e as pessoas gostam mais do paladar do que dos benefícios queria perguntar se alguém aqui tem uma dica para melhorar o sabor na utilização deste tipo de sal? Alguém já usou? Me ajudem nesta nova opção por favor.
Por enquanto vou estudando aqui e vendo o que pode ajudar.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Semana 7

Está semana foi corrida, muito trabalho pouco tempo, mas dentro do possível mantive atividade fisica, não todos os dias, mas reservei tempo para exercícios. Sem muitas novidades, este fim de semana retomo as caminhadas, não vejo hora de ver a resposta depois de um tempo parado.
A balança deu uma parada, mas sabe que não tenho me preocupado muito com isso, tem semana que ela não desce e a outra parece que cai de vez, então tenho deixado pra lá a questão dos números serem persistentes algumas vezes.
Bem navegando no facebook vi uma tirinha que resume a minha ideia para emagrecer. Então fica ai a confirmação de que ainda estou no caminho certo. 

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Semana 6

Turma dos trinta chegou

Semana terminada com bons resultados e pequenas conquistas. Mudança de dezena na balança, parece que o trinta chegou para ficar e o quarenta foi embora sem se despedir, ele não deixou saudades. Agora recomeça a luta para dar tchau ao trinta e receber de braços abertos a turma da dezena vinte, esta turma tem um significado especial, pois foi o peso que comecei a faculdade, terminei com um diploma e trinta quilos a mais. 
Não sei se isso é voltar no tempo, mas parece rolar um rejuvenescimento do corpo com o ganho de resistência e a perda de peso. 
Vamos em frente então.

Revivendo as gavetas

Este momento na semana foi bacana, criar coragem para pegar roupas há tempos guardadas e ver como algumas já servem confortavelmente e outras ainda não, mas já fecham como dizendo "tá quase lá" foi uma felicidade e incentivo sem igual. 
Próximo passo desejado na questão de guarda-roupa é poder se livrar de uma vez por todas das lojas especializadas em roupas tamanho gigante, principalmente pelo preço e pelo falta de opção que rola ali. Está certo que eu sempre dizia, roupa para mim não tem que ficar bonito, tem que caber e o resto é luxo. 
Espero futuramente poder escolher o que vestir e não o que servir. 

Primeira baixa na atividade fisica

Esta semana também não fiz minhas caminhadas, pois machuquei os dois pés, talvez por causa do tênis, talvez por causa da meia, talvez por causa de qualquer coisa, mas tive que dar um tempo para cicatrizar, mas não vejo a hora de voltar, acho que é isso que importa. 
Mesmo sem as atividades físicas a balança respondeu positivamente e deu mais vontade de melhorar os resultados e avançar nas atividades, sempre com calma, mas avançando.

Disposição no trabalho

Este fim de semana foi punk, trabalhando muito os dois dias inteiros e tendo que ter energia para enfrentar toda a jornada e ainda guardar um gás para o bom humor. Consegui e fiquei satisfeito com minha disposição do começo ao fim dos trabalhos. 
Respostas mais que concretas de um caminho certo e longo.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Tirando da gaveta

Aconteceu hoje, mesmo tendo postado recentemente, não consegui esperar para compartilhar mais esta pequena conquista, este pequeno passo dado.
Bem acho que todo mundo que briga com a balança, principalmente aqueles que em algum momento perdeu algumas batalhas contra ela, tem um espaço reservado para as roupas perdidas, aquelas que não serve mais, sabe?
Eu não tenho muito dinheiro, então roupa nova que foi perdida por causa do peso não vai para o lixo. Eu sempre repetia para as pessoas que queriam jogar fora ou dar um outro destino para elas, "guarda que um dia eu vou usar".
Um dos meus grandes objetivos, ou melhor, objetivos simbólicos é usar uma camisa da mangueira que comprei quando fui ao ensaio da estação primeira de mangueira, foi uma noite memorável. Além das lembranças que trago até hoje em minha memória, trouxe também a camisa que comprei na quadra, só tinha camiseta G, que em mim ficou "Hiper P", mas não me abalei. Ela está pendurada esperando o seu dia.
Mas o que aconteceu hoje foi que fui experimentar algumas calças, no total de cinco calças guardadas, quatro jeans e uma social, duas já estão confortáveis para serem usadas e as outras três já fecharam, ainda não estão confortáveis, mas falta pouco.
Fiquei muito feliz, sabe aquela felicidade de falar palavrão, dar soco no ar e querer, só querer, dar cambalhotas. Foi isso que aconteceu.
Segue ai o samba enredo do ano que visitei a quadra da Mangueira:

Minha pátria, minha lingua.


Olhares

Todo ser humano trava batalhas secretas, internas, particulares. Muitos lidam bem com elas, outros somatizam de alguma forma e o resultado todos conhecemos. O nosso corpo conhece e muitas vezes tenta mas não consegue se defender. A tendência das opiniões externas é simplificar o problema, é reduzir a apenas um motivo, falta de algo que você teria que ter desde que nasceu. Mas todos sabem que a sua dificuldade nem sempre será a do outro.
Bem, partindo deste ponto tenho percebido um avanço, um passo a mais sendo dado nesta minha caminhada. Quem acompanha meus relatos desde o começo, acho que percebia minha dificuldade com os olhares que feriam como faca, como tinha que superar esse medo todos os dias antes de sair para caminhar, para ir ao parque, sempre com medo do julgamento, com defesas e respostas para uma possível reação e toda esta revolta por estar sendo, realmente ou supostamente, julgado vai pra onde?
No começo a punição involuntária foi entrar em um quadro de isolamento social. Depois se transformou em querer mostrar para estes "seres humanos"que eu era capaz. Mas hoje, com resultados e vitórias particulares, barreiras ultrapassadas, muros derrubados, tenho usado a ignorância. Sim, ignorar. Os olhares não fazem muita diferença, as opiniões são apenas escutadas e absorvidas apenas o que puder ajudar. Quer caminhar comigo vamos, não quer, espere que eu volto já. 
Estou em processo, ainda não resolvi por total esta questão, mas fico feliz por este caminho que cheguei, é uma trilha fechada, mas com surpresas gratificantes e presentes maravilhosos para o meu interior.
Então é isso, resolvi correr ao invés de ajoelhar e me proteger das pedras lançadas.


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Semana 5

Um mês de atividade física

Bom, esta semana fechou o mês de janeiro, posso dizer que fechou o primeiro mês de atividade física, primeiro mês de saída do sedentarismo. Ainda sinto as mudanças na disposição, na estrutura do corpo, no fortalecimento e na resistência. Aos poucos recupero essa minha velha carcaça. 
Este mês que passou começa a marcação de quilometragem percorrida nas caminhadas, um ponto de partida para futuras superações. Fechei janeiro com 75,2km um bom número para o começo. Só um comparativo com dezembro e novembro que andei 5,8km e 6,2km respectivamente, nesses meses anteriores eu tinha uma grande vontade de caminhar, mas 1km já era um grande feito para um corpo cansado. Devagar isso foi mudando. Espero que mude muito mais.

Farra gastronômica

No fim de semana rolou uma "farra gastronômica", houve uma confraternização familiar e participei, não me esbaldei, mas comi sem controlar muito o que ingeria. Como era churrasco o exagero ficou por parte da carne mesmo, mas sem comparação com eventos anteriores que me sentia prestes a explodir, pois tinha que comer o quanto meu corpo resistisse. Na palestra sobre obesidade foi tocado neste assunto, então eu me permite confraternizar, mas tendo como objetivo as pessoas e não a comida. Lógico que a balança ia responder negativamente a isso, engano meu, até que a balança não subiu, mas deu uma segurada na descida não saindo da casa do 142, esperava piores resultados. 

Pequenos passos, grandes mudanças

Nessa brincadeira escolhi impor pequenos objetivos e passos a cada fase desta caminhada. Este mês começarei a dar pequenas corridas nas minhas caminhadas. Vamos ver como me saio nessa, como meu joelho aguenta.
Em resumo me sinto forte para continuar. 
É apenas o começo, mas um bom começo.